Quem sou eu

Sou uma Educadora das Séries Iniciais, com formação em Magistério e faculdade de Pedagogia/Orientação em andamento. Extremamente consciente da importância do papel de um educador, na vida de uma criança, busco novos conhecimentos constantemente.

sábado, 13 de outubro de 2007

Frases de educadores que admiro / Moacir Gadotti


" A escola precisa ser reencantada, encontrar motivos para que o aluno vá para os bancos escolares com satisfação, alegria. Existem escolas esperançosas, com gente animada, mas existe um mal-estar geral na maioria delas. Não acredito que isso seja trágico. Essa insatisfação deve ser aproveitada para se dar um salto. Se o mal-estar for trabalhado, ele permite um avanço. Se for aceito como uma fatalidade, ele torna a escola um peso morto na história, que arrasta as pessoas e as impede de sonhar, pensar e criar".

Moacir Gadotti



7 comentários:

1anocmpa disse...

PARABÉNS! Precisamos, cada dia mais, de educadoras comprometidas com a sua prática e conscientes da sua importância no mundo! Admirável trabalho e desejos de sucesso! A partir de hoje procurarei também pelo teu nome ao buscar temáticas relacionadas a educação. Obrigada. Cristina K de Freitas

Unknown disse...

Prezada Joseane
Admiro muitos educadores como o próprio Gadotti, Celso Antunes, Henrique José de Souza e outros. No meu íntimo admiro também vocês educadores, em suas escolas e em especial em uma sala de aula que provavelmente nunca foi visitada por um canal de tv, radio ou revista para saber do trabalho anonimo que voces realizam. Sabe por que admiro? Por que são estes educadores que experimentam, praticam e mostram ou não a viabilização de novas teorias de tantos pensadores e filosofos da educação. Sem vocês estas teorias não teriam validade. É no recanto de suas escolas que os grandes milagres acontecem na transformação de nossas crianças e jovens em estrelas luminosas.
A fama destes educadores, se resume num sorriso de uma criança e ao olharem para elas quando já estão caminhando sosinhas (da dependência para autonomia). São vocês que devem ser lembrandos também por todos nós que nem sempre estamos em sala de aula.
Há um livro dos guines especialmente dedicados a estes amantes da educação. Nele não há primeiro lugar e nem o último. Está registrado nas estrelas e ninguem apagará.
Parabéns e muito sucesso. Seria bom que todo educador ou escola pudesse ter um blog ou mesmo um site.
Prof. Dirceu Moreira
www.dirceumoreira.com.br

Clélia Eugênia disse...

Estou produzindo meu Relatorio de Estagio supervisionado. Por isto visitei este blog.

Estagio em Licenciatura em matematica

Unknown disse...

Cara Joseane,
Uma reflexão sobre a educação do nosso país....
Estamos em Outubro, mês em que comemoramos o Dia das Crianças e o Dia do Professor. Não é a toa que essas datas tão significativas coincidem no mês, pois o Professor é um ser abençoado que tem a difícil missão de transmitir conhecimentos às nossas crianças, que no futuro, serão pais e mães de familias. As crianças, por sua vez tem muito a nos ensinar: a simplicidade, a pureza, a autenticidade, enfim os sentimentos mais puros, que dão sentido ao nosso trabalho.
Porém, ser educador nos dias de hoje não é fácil. O mundo está cheio de opções, ofertas e verdadeiros apelos. Pais e professores sabem o que é tentar conter essa geração imediatista que não consegue se concentrar em uma aula ou alguma atividade que não lhe seja interessante.
Como professora, percebo que estamos vivendo uma crise moral, convivemos diariamente com um bombardeio de informações inúteis e uma instabilidade gerada por tantos excessos. Há casos absurdos de indisciplina e violência nas escolas, há professores adoecendo e trocando seu ofício por um outro qualquer, há pais abrindo mão de seus papéis, e deixando com que os filhos assumam o controle de suas próprias vidas. Os pais estão optanto a não contrariar seus filhos, e com isso estão fugindo dos conflitos. O "Ter" se sobrepõe ao "Ser". Valores básicos estão sendo substituídos por computadores, celulares, videogames, e onde fica o afeto? Muitos pais temem perder o amor dos filhos se forem firmes nas regras e cobranças. Resultado: as estruturas familiares estão enfraquecendo cada vez mais.
Ah, quisera eu, ter a capacidade de atingir o maior número de pessoas e poder mostrar pelo menos aqueles que estão estreando como pais, que impor limites de modo claro e afetivo pode gerar enormes benefícios aos jovens e à sociedade.
É preciso que professores e pais resgatem seus papéis de Adultos-Autoridades. Os jovens não estão precisando de Adultos-Amiguinhos e sim, de Referências e Modelos de Coerência, de pessoas éticas. É preciso ensiná-los que o futuro depende deste presente tão banalizado por eles.

A VOCE PROFESSOR, QUE TANTO FAZ PARA O BEM DA HUMANIDADE, CONTINUE A DAR BONS FRUTOS!
PARABÉNS PELO DIA DO PROFESSOR!

Dr. Mucio Vicente. disse...

vc é Jóia...
vc é Mara...
Você é Jóia Rara de se vêr
acessa meu blog:
wwwmuciovicente.blogspot.com
estou me formando em pedagogia.
parabéns pelo blog é lindo!!!

Prof. Moisés disse...

Oi, gostei do teu post. Queria entrar em contato contigo. Meu e-mail, que tbem é face, é mosico100@gmail.com

Unknown disse...

olá, sou Lucimara Prince Furtado, acadêmica do curso de Pedagogia do 6 período, amante da educação em sua trajetória revolucionária, estando para Útopica.
Queria muito ter sua criticidade no blog que junto a um amigo de Brasilia, eu de Minas, estamos levando para que todos trabalhem uma dialética produtiva.
O link segue...
http://carpe-diem401.webnode.com/discussion/?tid=200000006&mid=200000008

Beijos com sabor de fruta mordida.